top of page

Sorocaba ganhou 1.522 árvores com projeto que une esporte e meio ambiente

De fevereiro a junho deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizou o plantio de 1.522 árvores dentro da 2ª edição do projeto “Cada Gol uma Árvore”.


A iniciativa ocorreu paralelamente à 60ª edição do Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul. Cada gol marcado no campeonato, um exemplar arbóreo foi plantado em área pública de Sorocaba.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e a Fundação Ubaldino do Amaral, com o objetivo de promover mais qualidade de vida à população, através da arborização urbana. O torneio contou com a participação de 268 equipes divididas em categorias (principal, veterano, superveterano, máster e feminino) e rendeu 1.522 gols na rede.


As árvores são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos. Elas são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo a produzem alimentos para os seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.


De acordo com a Sema, foram plantadas árvores nativas e frutíferas no Porto das Águas, como ipês, pau-ferro, pau-viola, araçá, tamboril, pitanga, entre outras, todas produzidas nos viveiros municipais. Para a realização do projeto, a Sema também foi responsável por toda a infraestrutura necessária para o plantio, como o transporte das mudas, o preparo do solo, a abertura dos berços e a utilização de tutores e insumos.


Fonte: Secom - Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Comments


bottom of page