Secretaria da Saúde conclui implantação de mudança no funcionamento nas farmácias das UBSs
- Portal 199
- 26 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), completou esta semana a transferência da gestão dos dispensários de medicamentos (farmácias) de todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Iniciado pela UBS da Vila Angélica, em maio, o processo foi concluído nesta quinta-feira (25) com a implantação do novo sistema de funcionamento na UBS do Jardim São Guilherme.

Agora, os dispensários de toda a rede básica do município estão sob a gestão da Human Concierge, uma empresa referência em logística, vencedora da licitação que incluiu a gestão da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), da Prefeitura de Sorocaba. O controle e os processos de compra dos medicamentos e materiais permanecem sob a responsabilidade integral do Poder Executivo.
A implantação gradativa da mudança na gestão dos dispensários de medicamentos aconteceu de forma consensual entre a Secretaria da Saúde e a empresa. Isso permitiu que pequenos ajustes fossem feitos ao longo do processo de implantação, minimizando as possibilidades de ocorrência de transtornos à população usuária do sistema.
A mudança da gestão permitiu também que os servidores públicos que atuavam nesses setores reforcem os quadros da Secretaria da Saúde do município, uma vez que a empresa, por contrato, é responsável pela disponibilização de funcionários para realizar esse trabalho.
Além disso, a Human disponibilizou uma frota de quatro veículos (dois furgões grandes, um furgão pequeno e uma motocicleta) exclusiva para a entrega dos medicamentos e produtos nas unidades da rede. Mensalmente, essa frota – que conta com sistema de rastreamento próprio – roda mais de quatro mil quilômetros pelas ruas e avenidas de Sorocaba
Pela nova sistemática, os pacientes só podem retirar os medicamentos disponíveis na rede se eles forem prescritos pelos médicos do SUS (Sistema Único de Saúde). A receita apresentada pelo usuário é carimbada e assinada, comprovando a entrega da medicação. Posteriormente, ela é escaneada e arquivada no sistema, permitindo o monitoramento do que foi entregue ao paciente.
Segundo a secretária da Saúde, Kely Schettini, a conclusão da etapa desse projeto é uma grande vitória à gestão pública e para a população. “Teremos mais controle, tecnologia e segurança, tanto na dispensação dos medicamentos aos pacientes, como no planejamento de compra para que as pessoas que necessitam do atendimento não fiquem desassistidas”, explica.
Maior controle
O novo formato de gestão do setor permitiu que CAF e UBSs estejam conectadas por meio digital. Isso tem permitido um controle ainda mais rigoroso e eficiente nos processos de entrada e saída de medicamentos na CAF e nos dispensários das UBSs, que passaram a contar também com câmeras de videomonitoramento interno.
Isso tem possibilitado também um acompanhamento em tempo real da situação dos estoques e monitoramento de prazos de validade dos medicamentos. O sistema implantado garante também a emissão de alertas quando o estoque de determinado produto atinge níveis que apontam a necessidade do início de um novo processo de compra por parte da Prefeitura.
Obras na CAF
Paralelamente ao processo de implantação do novo modo de funcionamento dos dispensários das UBSs, a empresa Human Concierge, após inventariar, lançar no novo sistema e reorganizar todo o estoque de medicamentos e produtos existentes na CAF, realiza obras de adequação que permitirão a instalação do equipamento de unitarização de medicamentos.
A entrada em operação do equipamento permitirá que drágeas, comprimidos e ampolas sejam entregues aos pacientes na medida exata indicada pelo profissional médico, evitando desperdícios de dinheiro público e riscos aos pacientes, no caso de automedicação, descarte inadequado e mesmo o risco de ingestão acidental por crianças. A expectativa é que nas próximas semanas o equipamento entre em operação.
Fonte: SES - Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Commentaires