Prevenção às queimadas será tema de ações educativas em feiras livres de Sorocaba
- Portal 199
- 20 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A ideia é aproveitar esta época do ano de estiagem para alertar a população sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente ocasionados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município.
A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizará nesta quarta-feira (21), das 9h às 12h, uma ação educativa da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas na feira livre do Éden.

A ideia é aproveitar esta época do ano de estiagem para alertar a população sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente ocasionados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município.
A equipe de Educação Ambiental vai abordar os moradores que estiverem na feira e fazer um breve bate-papo sobre os problemas ocasionados pelas queimadas, além de distribuir um material a fim de informar e sensibilizar a população quanto à proibição de queimadas no município.
A prática é criminosa e a multa pode chegar em até R$ 3.030,00, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.
Além disso, como estratégia educativa, a Sema levará à feira a exposição de animais taxidermizados (empalhados), com espécies que sofrem com as queimadas, como o tamanduá-bandeira, tatu-galinha, jabuti, teiú, pica-pau-do-campo e o ouriço-cacheiro.

De acordo com a Sema, o trabalho de sensibilização continuará. Ainda em agosto, as ações de Educação Ambiental serão levadas às feiras livres dos bairros Nova Sorocaba, Aparecidinha, Jardim São Guilherme e Brigadeiro Tobias.
As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.
Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros) ou Defesa Civil (199).
Já denúncias (que podem gerar multas ao infrator) devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba).
As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.
Todos devem denunciar sem medo e sem dó!
Não tolere essa grave agressão ao meio ambiente e a saúde de sua família!
Denuncie até seu vizinho! Afinal ele não vai pagar a sua despesa de farmácia, caso você ou alguém de sua família necessite de medicamentos ou inalação e nem lavar suas roupas ou o seu quintal!
Fonte: Secom/Sema - Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Comments