top of page

Prefeitura avança estudos para protocolo de saúde da população transexual

A Secid articula ações visando o estabelecimento de um protocolo de atendimento voltado à saúde LGBT, desenvolvido a partir de demandas deste segmento da população.


A Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e a Secretaria da Saúde (SES) analisam a implantação de uma comissão intersetorial visando a criação de um protocolo voltado ao atendimento da população LGBT.

No final do mês de julho, uma reunião entre a secretária da Secid, Suélei Gonçalves; a coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual, Rogéria Fernandes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT), Vivian Machado; e técnicos da SES abordou as diretrizes das próximas etapas.


A Secid articula ações visando o estabelecimento de um protocolo de atendimento voltado à saúde LGBT, desenvolvido a partir de demandas deste segmento da população, em especial, transexuais e travestis.


As principais necessidades identificadas foram o desenvolvimento de uma campanha de atenção, prevenção e cuidados com a saúde da população LGBT e um trabalho constante voltado à sensibilização e capacitação dos servidores municipais.


Além das secretarias municipais e do CMDLGBT, este processo conta com a participação de entidades da sociedade que atuam nas causas LGBT.


Como próxima etapa, a Secid e SES elaboram conjuntamente a minuta de um decreto para regulamentar uma comissão permanente voltada a garantia de direitos da população LGBT, em especial transexuais, na rede municipal de saúde, formada por representantes de diferentes setores do Poder Público e da sociedade civil.


“É importante ressaltar que o protocolo virá a oficializar o trabalho já desenvolvido em Sorocaba, de forma a cada vez mais desconstruir preconceitos e sensibilizar os profissionais no atendimento a esta parcela da população”, afirma a coordenadora Rogéria Fernandes.


Fonte: Secom/Secid/SES

Comments


bottom of page