Prefeito de Sorocaba, José Crespo, publica artigo sobre o empenho de seu governo na Educação
- Portal 199
- 27 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
A educação é uma das áreas mais essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade.
Quando assumi o governo de Sorocaba, deixei evidente que este governo iria quebrar paradigmas e intensificar ações em benefício da população nas áreas mais prioritárias, entre as quais está a educação. E temos obtido grandes resultados nessa área. Por exemplo, das três mil vagas em creches que faltavam na data da minha posse, já entregamos mais da metade e zeraremos esse déficit até o final deste governo.

Somente nos seis primeiros meses deste ano entregamos oito creches, beneficiando mais 1.120 crianças. Isso equivale a média de 186 novas vagas por mês ou ainda seis por dia. No último dia 1º, entregamos à população a unidade escolar “Antonieta da Silva Gomes” (CEI-121), na Vila Barão. A creche vai atender 120 crianças de zero a três anos em período integral. A instituição responsável pela gestão da unidade é a Casa das Mães e das Crianças de Sorocaba.
Além dessa nova unidade, nossa administração já entregou em 2019 o CEI-115 “Marilene de Campos Bernardes Fogaça”, no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, que atende 100 crianças; o CEI-116 “Profª. Maria José Vieira Stecca”, no Jardim Montreal, com 150 crianças; o CEI-117 “Nathália Orejana”, no Jardim Rodrigo, que atende 150 estudantes; o CEI-119 “Innocente Berci”, no Júlio de Mesquita Filho, que atende 120 alunos; o CEI-118 “Leonyda da Silva Oliveira”, no Jardim Marcelo Augusto, com 120 crianças; o CEI-120 “Leda Therezinha Borghesi Rodrigues”, no Jardim Ipanema Ville, contempla 120 estudantes e o CEI-126 “Fausto Pará Filho”, no Conjunto Herbert de Souza, com 175 vagas alunos.
Já no mês de agosto vamos inaugurar mais quatro novas creches, o CEI-124, no Jardim São Guilherme II; o CEI-123, no Mineirão; o CEI-125, no Jardim Santa Marina, e ainda o CEI-122, no Laranjeiras.
Construímos e entregamos à população, no dia 5 de maio de 2018, a Escola Municipal “Renice Seraphim”, no Carandá. Com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, a escola é a maior unidade municipal e tem 25 salas de aula, quadra poliesportiva, banheiros, pátio coberto, cozinha, saguão de entrada. A escola atende 1,7 mil crianças da pré-escola e do Ensino Fundamental 1, numa região com mais de 20 mil pessoas. A estrutura dessa escola é referência arquitetônica por utilizar um modelo canadense que utiliza painéis estruturados de encaixe e PVC Concreto. Responsabilidade da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), que recebeu a missão deste projeto e entregou a obra em tempo recorde: sete meses e meio de muito trabalho. Realizamos ainda um total de 1.272 manutenções nas unidades escolares em 2018, incluindo serviços de roçagem, dedetizações e reparos.

Além de novas unidades e consequentemente a ampliação de vagas, nosso governo também está investindo cada vez mais na qualidade do ensino dos alunos da rede municipal. Diante disso, inovamos ao implantarmos neste ano o Sistema Didático de Ensino Sesi nas escolas municipais de Sorocaba, que concedeu um alinhamento pedagógico alcançando todas as regiões de Sorocaba, estabelecendo sequências didáticas de qualidade e fortalecendo o sistema de ensino-aprendizagem a 57 mil estudantes da rede municipal.
Outro bom motivo com a implantação desse sistema é o atendimento a 14 mil alunos de Pré 1 e Pré 2 que não eram assistidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além dos livros, o Sistema Didático de Ensino do Sesi vem com formação continuada, presencial, para todos os diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores, estabelecimento de um processo de monitoramento, acompanhamento e avaliação do processo do ensino-aprendizagem e canal online para esclarecer dúvidas dos docentes em tempo real. Em janeiro, ampliamos o período de inscrições para vagas em creches realizadas em todas as unidades da Casa do Cidadão, ou seja, abrangendo todas as regiões da cidade em benefício do cidadão.
Em 2018, uma nova sala foi aberta totalizando assim três classes hospitalares, destinadas aos estudantes que se encontram impossibilitados de frequentar as aulas na escola, em razão de tratamento de saúde e que implique em internação hospitalar ou atendimento ambulatorial no Hospital Gpaci.
Abril de 2018, foram beneficiadas 26 crianças com o Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Este programa tem como objetivo atender aos estudantes impossibilitados de frequentar a escola em razão de tratamento de saúde que implique no afastamento superior a 120 dias.
Nosso governo também lançou o programa de inovação ‘Educação Conectada’, que tem como objetivo ampliar o acesso à internet e fomentar o uso pedagógico de tecnologia em Educação. Além disso, o programa oferece conteúdos digitais de aprendizagem e formação para professores. Foram contempladas 117 instituições educacionais. Implantamos o projeto “Leitura na Primeira Infância”, que abrange 60 unidades com cerca de 11 mil de crianças de 0 a 5 anos.
Em novembro do ano passado, essa administração foi a responsável por chamar 50 auxiliares de Educação para fortalecimento da rede municipal de ensino. Além disso, realizamos a contratação dosclassificados no Concurso Público nº 07/2014 para o preenchimento de cinco vagas para o Cargo de Professor de Educação Básica I para atender as unidades escolares.
E, no mesmo mês conseguimos a aprovação da adequação de jornada de trabalho dos professores garantindo assim maior tempo para estudos e planejamento das atividades pedagógicos melhorando ainda mais a qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos.
Desenvolvemos material didático voltado para realização do Ato Cívico nas escolas que está disponibilizado no site da Secretaria da Educação, assim como a implantação do projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania” nas escolas da rede municipal. Por falar em material, nosso governo entregou no início do ano letivo kit de material escolar de qualidade a todos os alunos da rede municipal.
A qualidade no ensino passa também pela valorização do professor e sua qualificação. Em 2018, por exemplo, foram atendidos cerca de 3,4 mil profissionais da Educação em nossa cidade, sendo 1,7 mil professores. Foram realizadas formações de variados temas. A rede contou também com uma formação em parceria com o SESC para professores de Educação Física intitulada “Ginástica para todos”.
Além desses programas de aperfeiçoamento, a Secretaria da Educação passou a contar com as formações do Sistema Sesi de Ensino e as capacitações alinhadas ao novo Currículo Paulista norteado pela BNCC que atende cerca de 2,5 mil professores, mais a equipe do suporte pedagógico, que é composta por diretor, vice-diretor e orientador pedagógico. Como podem ver, Sorocaba não está parada. Esse governo tem atuado de forma intensa no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população e ampliar tornar Sorocaba como referência no cenário nacional.
José Crespo prefeito de Sorocaba
Comments