top of page

Prefeita, secretários e vereadores participam de apresentação sobre orçamento da prefeitura

Os dados mostraram que, apesar dos esforços da administração municipal, o momento requer cuidados com os gastos públicos.


O secretário da Fazenda Marcelo Regalado apresentou na tarde desta quarta-feira (7), à prefeita Jaqueline Coutinho, aos secretários municipais (além da Urbes – Trânsito e Transporte e Saae-Sorocaba), e a vereadores, o orçamento da prefeitura de Sorocaba de 2019.

Foto: Fernando Abreu

Os dados mostraram que, apesar dos esforços da administração municipal, o momento requer cuidados com os gastos públicos. A execução orçamentária até julho de 2019 e a projeção da receita até dezembro indicam que não será possível atingir o orçamento autorizado para este ano. A apresentação aconteceu na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger (Alto da Boa Vista).


De acordo com Regalado, o orçamento inicial para o período – previsto em 2018, que foi na ordem de pouco mais de R$ 2 bilhões -, não foi alcançado por conta da desaceleração da economia no país, o que acabou refletindo na cidade.


“Nós tivemos um orçamento aprovado no ano passado apontando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 2%, mas hoje vemos que o mesmo índice está menos de 1%. Essa queda nos afetou. O que estava previsto de receita não vamos conseguir arrecadar. Então, temos que diminuir as despesas para fazer um equilíbrio com a receita”, explicou o secretário.


Regalado disse que a apresentação dos dados foi necessária para que todos tenham ciência sobre o andamento das contas públicas.


“Tomamos o cuidado de chamar os vereadores, principalmente porque tramitam na Câmara Municipal Projetos de Lei que são de interesse do município”, disse.


O Secretário da Fazenda ressaltou ainda que os contratos firmados pela prefeitura estão sendo cumpridos e que há, inclusive, reservas sendo feitas mês a mês para garantir o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais.


Pela Câmara Municipal, participaram os vereadores Iara Bernardi (PT), Fernanda Garcia (PSOL) e Anselmo Neto (PSDB).


Fonte: Secom

コメント


bottom of page