Orquestra de Violas se apresentará na Casa de Aluísio de Almeida e na região do Éden
- Portal 199
- 5 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” se apresentará gratuitamente nesta semana em mais dois espaços públicos da cidade, em comemoração ao aniversário de Sorocaba.
Na sexta-feira (9), às 19h30, a população poderá conferir os violeiros na Casa de Aluísio de Almeida, na Vila Hortência.

Já no sábado (10), às 10h, o grupo se apresentará ao ar livre no Largo “Antonio José da Silva”, no Jardim Alegria, região do Éden.
A atração integra a programação de aniversário de 365 anos de fundação da cidade (15 de agosto), que foi elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult). A atividade na Casa de Aluísio de Almeida é realizada em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).
Os violeiros vão apresentar músicas conhecidas do público, como “Chico Mineiro”, “Amargurado” e “Menino da Porteira”. O grupo sorocabano teve início em novembro de 2018, numa iniciativa da Secretaria da Cultura, com o objetivo de resgatar a viola caipira como uma expressão da cultura popular brasileira.
Sob a responsabilidade do músico violonista Sidnei dos Santos, os ensaios do grupo ocorrem na Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”, localizada no Jardim Sandra. Os violeiros já se apresentaram na inauguração da Escola de Cultura e Artes, na 2ª edição do projeto “Natal Mágico: Paz na Terra” na Praça Coronel Fernando Prestes, na abertura da 40ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba, entre outros eventos especiais.
De acordo com a Secretaria da Cultura, a Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” se apresentará neste mês de agosto em mais três bairros: Aparecidinha (17), Vila Nova Sorocaba (24) e Brigadeiro Tobias (31).
A Casa Aluísio de Almeida está localizada na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência.
Já o Largo “Antonio José da Silva” fica na rua Miguel Penha, altura do número 80, na região do Éden.
Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-1669
Fonte: Secom/Secult
Comments