Inauguração das placas fotovoltaicas destaca a importância da sustentabilidade ambiental
- Portal 199
- 8 de ago de 2019
- 2 min de leitura
A solenidade contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, além de secretários municipais, representantes de entidades de classe e de empresas e de pessoas da comunidade local.
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou oficialmente na manhã desta quarta-feira (8) as placas fotovoltaicas que estão instaladas no telhado da sede da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), que fica em prédio histórico, na rua Santa Maria, 197, Vila Hortência.

A energia solar é uma energia renovável obtida pela luz do sol e utilizada como fonte de energia elétrica. É uma das formas mais limpas de produção de energia e que mais cresce no mundo, composta por painéis que captam a energia do sol. A Prefeitura de Sorocaba sai na frente nesta tecnologia, em prol do meio ambiente, da sociedade e da economia.
A prefeita Jaqueline Coutinho parabenizou todos que trabalham com afinco na Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e comentou o lançamento desta tecnologia em prol da conservação ambiental.
“Com a instalação das 28 placas fotovoltaicas neste prédio público a gente vê a união da tecnologia, da sustentabilidade e da preservação do patrimônio histórico e cultural”, destacou a chefe do Executivo, que completou:
“A sustentabilidade deve refletir em todas as áreas, da preservação do meio ambiente e em todos os ambientes municipais, por consequência, a preservação da espécie humana. Esta conscientização tem que vir de nós para nós, para nossas crianças e do poder público.”
“Hoje é um dia de muita alegria, um dia de agradecer este projeto que atende a Política Municipal de Mudanças Climáticas e a eficiência energética está dentro do escopo das preocupações do governo e da Sema”, comentou o secretário titular da pasta, Jessé Loures.
O objetivo da administração é levar a tecnologia de captação da energia solar para todos os prédios municipais, em parcerias com as demais secretarias da Prefeitura de Sorocaba.
“A nossa ideia é que Sorocaba esteja à frente e se torne vitrine para o Brasil nesta área de energia limpa”, comenta o Chefe de Divisão e Educocomunição Ambiental, Gentil Ramos Jr.
O idealizador do projeto da implantação das placas fotovoltaicas citou em números a economia atingida com a implantação e o funcionamento das placas solares, “a conta de energia da Sema era cerca de R$1.000,00 e hoje está em aproximadamente em R$ 60,00”, destaca Gentil.
Prestigiaram o evento, além da prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário da Sema, Jessé loures; de Comunicação e Eventos, Marcel Stefano; o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Lombardi; o presidente da Investe Sorocaba, Maurício Campanatti; o chefe de Gabinete do vereador Rodrigo Manga, Paulo Henrique Marcelo; o representante da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Paulo Dias, além do representante da empresa Viridian, Luiz Cláudio Rosa.
Fonte: Secom/SEMA - Por: Letícia Campos
Comments