top of page

Esperança contra o câncer. Uma técnica pode destruir tumor em apenas 4 minutos está sendo testada.

A técnica, chamada ablação, está em testes no Icesp, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ligado à Faculdade de Medicina da USP.


O tratamento utiliza radiação micro-ondas para esquentar as células cancerígenas.

Ele é uma alternativa para casos em que a cirurgia não é indicada, para tumores pequenos, como de fígado, de rim, de pulmão e ósseos.

Como

Na ablação, o médico utiliza uma agulha que é inserida no órgão afetado, até a ponta encontrar o tumor. Para localizá-lo, são usadas imagens de ultrassom ou de tomografia.


Tanto a ablação por micro-ondas quanto a tecnologia baseada em radiofrequência utilizam radiação pra esquentar o tumor, destruindo suas células. O esperado é que assim ele pare de crescer e de se espalhar.


O tratamento baseia-se no uso de radiação micro-ondas para aquecer as células a cerca de 70ºC a 80ºC e eliminá-las. Acredita-se que a radiação micro-ondas usada possa tratar tumores com até 3 centímetros de diâmetro.

A ablação é uma alternativa para casos em que a cirurgia não é indicada, como em tumores pequenos no fígado, rim, pulmão ou ossos, por exemplo. Um dos benefícios dessa escolha é o fato de que não são comprometidos os tecidos sadios.


Até o momento, pelo menos seis pessoas no Brasil já realizaram este tipo de tratamento e outros 60 foram selecionados para testá-lo. A técnica é usada na medicina há mais de cinco anos e consiste na inserção de uma agulha no órgão afetado até que a ponta dela encontre o tumor para poder aquecê-lo. É necessário apenas um pequeno corte e o procedimento é simplificado. Com isso, os pacientes costumam ter alta no dia seguinte ao procedimento.


Comments


bottom of page