Educação Ambiental realizada nos parques será apresentada na Semana de Biologia da Uniso
- Portal 199
- 1 de set. de 2019
- 2 min de leitura
A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vai participar da III Semana de Biologia da Universidade de Sorocaba (Uniso), que ocorrerá de 2 a 6 de setembro no campus Cidade Universitária.
A técnica ambiental Peônia de Brito Moraes Pereira e a educadora ambiental Viviane Rachid vão ministrar uma palestra na próxima sexta-feira (6), às 9h40, sobre o programa de Educação Ambiental desenvolvido nos parques ecológicos da cidade.

A ‘Semana’ é realizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da Uniso e contará com profissionais da área para falar sobre temas importantes e variados, como agrofloresta, reciclagem, ingestão de lixo por animais marinhos, ecologia urbana, entre outros. O evento também contará com minicursos, como Taxidermia de peixes e Introdução à Micologia de Campo.
As profissionais da Sema vão contar ao público sobre as estratégias utilizadas nos parques para tratar de questões ambientais variadas e atrair a comunidade para esses espaços ecológicos de Sorocaba. Viviane é bióloga e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e é a responsável pelo setor de Educação Ambiental no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”.
Já Peônia é bióloga, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pelo setor de Educação Ambiental no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
A Cidade Universitária está localizada na rodovia Raposo Tavares, Km 92,5, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas na página do evento na rede social Facebook: https://www.facebook.com/semanabio.uniso.
Educação Ambiental nos parques
A Secretaria do Meio Ambiente atua em quatro setores e um deles é a Educação Ambiental, que possui diversos projetos que visam sensibilizar crianças, jovens, adultos e a terceira idade sobre, por exemplo, o problema das queimadas, consumo consciente, arborização urbana, bem-estar animal, entre outros, tornando principalmente as crianças agentes multiplicadoras das questões ambientais.
Entre as atividades educativas do Parque Água Vermelha está o Clubinho Ecológico do Refúgio, que conta com encontros semanais com as crianças da Associação Nova Refúgio durante o ano todo. Além de formar agentes multiplicadores das questões ambientais, a ideia é proporcionar exercícios de cidadania, incentivar os participantes a respeitarem o meio ambiente e a refletirem sobre questões ambientais. Já o zoológico promove o curso de férias AnimaZoo, visitas monitoradas, o Museu de Zoologia, a Blitz da Biodiversidade e a projeto Zoo vai à Comunidade.
Em 2018, inclusive Sorocaba obteve nota máxima na diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA) – ranking ambiental do Estado de São Paulo -, que se deve à existência de uma Secretaria do Meio Ambiente com equipe concursada, tanto de gestão quanto técnica; o funcionamento do Fama (Fundo De Apoio ao Meio Ambiente); a existência de Licenciamento Ambiental Municipal e de Fiscalização Ambiental, além da existência de um Programa Municipal de Educação Ambiental, que possui diretrizes, objetivos e linhas de estratégia e orienta os trabalhos de educação ambiental em todo município.
Mais informações podem ser obtidas no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.
Fonte: Secom/Sema - Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Comments